O que é microcefalia?

Um outro assunto que está preocupando a população e causando confusão é a chamada microcefalia. Mas afinal o que é isso? A microcefalia é uma malformação craniana em que o crânio cresce abaixo de dois desvio padrão em relação a uma pessoa de mesma idade e sexo.

Descomplicando: isso  significa que a criança/recém nascido está abaixo da segunda curva do gráfico do perímetro cefálico que é encontrada na sua carteirinha. Ou seja, um recém nascido com 42 semanas de idade gestacional que apresenta um perímetro cefálico menor que 32cm apresenta microcefalia. Já se ele fosse prematuro teria que ser um valor mais baixo.

Geralmente a microcefalia não é uma doença por si só. Existe a microcefalia primária, que é única e exclusiva, causada por alteração genética e que causa apenas déficit cognitivo. Mas na maioria dos casos ela é causada por outras malformações, exposição a radiação, uso de drogas, vírus (como rubéola, citomegalovírus e agora também o zika) e nestes casos vem acompanhada de outras alterações encefálicas e também faciais algumas vezes.microcefalia_0

Uma observação importante é que a microcefalia deve ser diferenciada da craniossinostose, que é uma doença que causa o fechamento precoce das suturas craniana (pequenas aberturas no crânio que permitem o seu crescimento – a “moleira”). Esta tem outras causas e pode ser tratada através de cirurgia.

Novamente vale a pena ressaltar que a prevenção da infecção ou contágio com outros agentes é a melhor prática e isso todos tem a obrigação de fazer.

 

Dr. Diego Cassol Dozza