Médico passo-fundense tem dissertação publicada internacionalmente

O médico neurocirurgião Dr. Diego Cassol Dozza teve sua dissertação de mestrado, Tumor Neuroepitelial Disembrioplástico: implicações dos aspectos clínicos, radiológicos e histopatológicos na determinação da sua incidência, publicada pela Biblioteca Nacional da Alemanha, uma das mais conceituadas instituições literárias do mundo, com mais de 23 milhões de obras catalogadas.

O trabalho de pesquisa tratou do DNT, Tumor Neuroepitelial Disembrioplástico que atinge crianças e adultos jovens, e se manifesta com crises convulsivas parciais complexas resistentes à drogas antiepiléticas.livro

Segundo o neurocirurgião, com os resultados da pesquisa é possível auxiliar os médicos, principalmente os que atuam longe dos grandes centros, na sua suspeita e no seu diagnóstico para evitar um tratamento desnecessário, como rádio ou quimioterapia em um tumor que tem uma evolução benigna, como evidenciado na maioria dos estudos realizados.

Formação acadêmica

O neurocirurgião Dr. Diego Cassol Dozza é formado pela Universidade de Passo Fundo. Concluiu a Residência Médica em Neurocirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também realizou a atual pesquisa durante o mestrado.