Homens de meia idade ativos têm risco de câncer reduzido até pela metade

Ter um alto nível de condicionamento físico aos quarenta anos está ligado a menor risco de câncer colorretal e de pulmão para homens, de acordo com um estudo publicado pelo portal JAMA Oncology. A boa forma física também foi associada a menor risco de morte após diagnóstico de câncer em idade mais avançada.

Quase 14 mil homens foram avaliados em testes de esteira entre 1971 e 2009 para que os pesquisadores descobrissem os níveis de aptidão física.

Segundo os cientistas, os homens que tinham altos níveis de condicionamento físico na meia idade tiveram um risco 55% menor de desenvolver câncer de pulmão em comparação com os demais participantes. A probabilidade para o câncer colorretal foi 44% mais baixa para o grupo.

O estudo também constatou que os homens com bom condicionamento físico na meia idade tiveram um risco de morte 32% menor após o diagnóstico da doença anos mais tarde.

— Estes resultados fornecem suporte para a eficácia da avaliação de nível de aptidão física para cuidados de saúde preventiva — informaram os pesquisadores.