Congress on Brain Behavior And Emotions 2019

A neuropsicóloga Márcia Baiocchi e a psiquiatra Dra. Camila Eichoff participaram no início do mês do Congress on Brain Behavior And Emotions 2019, em Brasília. O evento contou com diversas palestras onde foram apresentados estudos na busca de um melhor tratamento psicológico e neurológico das pessoas. A seguir você confere algumas informações que foram reveladas durante o congresso.

No dia 05/06 no Word on Brain participamos da importante palestra: Impactos da depressão, ansiedade e estresse na memória. Do Dr. Pedro do Padro. Mais uma vez as pesquisas mostram o estarrecedor impacto do Stress na Primeira Infância no cérebro e sistema imunológico. Um abuso vivido na infância gera uma alteração no genoma, que se não for revertida até a adolescência dificilmente será revertida, aliás dificilmente 100% é revertido, algo sempre fica! Além do aumento do risco no desenvolvimento de diversas doenças psiquiátricas que varios estudos já mostraram, agora novos estudos falam de muito impacto negativo A MEMÓRIA! E assim como a depressão causa prejuízos a memória….problemas de memória diminuem as respostas ao tratamento da depressão…é um ciclo! Mais um motivo para se investir em diagnósticos e tratamentos acertados!

 

COMO O CÉREBRO APRENDE A LER?
Já fiz outras postagens explicando como Ler não é algo “natural” e sim uma adptaçao do cérebro há uma contrução cultural milenar.
Como é uma adaptação , alguns cérebros simplesmente não se adaptam! São os cérebros disléxicos.
Aprenda um pouquinho com a palestra da Mariana Teixeira, no Brain, como o cérebro aprende!

https://bit.ly/2JgECn1

 

Mesa Redonda de Atualização em Demências Não Alzheimer por Paulo Carameli da UFMG e Ricardo Nitrini da USP. Neste momento abordando a importância de se melhorar os diagnósticos de Demência Fronto Temporal…e nesse contexto o que foi citado como destaque? A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA!! Contudo foi destacado a ineficácia dos instrumentos de av psicológica em detectar os déficits executivos, ou seja reforça a necessidade do diagnóstico clínico e funcional. Entenderam o porquê da importância em procurar profissionais com formação teórica e prática em neurociência cognitiva?!!

 

Conferência sobre Burnout…com participação da apresentadora do Bem Estar Mariana Ferrão.

https://bit.ly/2NbDHt4