Como agir na educação dos alunos

Em todo novo ano letivo vem o mesmo questionamento dos pais: como manter uma boa relação com a escola? Do outro lado tem os professores, que muitas vezes acabam sendo julgados por que não “educam” os filhos dos outros. E este processo envolve tanto crianças em séries iniciais quanto os adolescentes.

A primeira imagem que se tem nesta relação de pais e escola é quanto à disputa na forma de educar a criança. A família é a base, que tem a função primária de educar, moldar as relações afetivas, e internalizar regras sociais, enquanto a escola tem o papel de auxiliar na consolidação de conceitos sociais, desenvolvendo, por exemplo, campanhas contra o uso de drogas. Os pais vão estabelecer limites em casa. O papel da escola esta ligado ao pedagógico e também possui suas próprias regras de funcionamento.

Outro fator extremamente relevante é como a escola é inserida na vida de uma criança. Os pais devem preparar os filhos para o momento de inserção no ambiente escolar e mostrar a criança que a escola é um lugar positivo. Esta relação começa cedo, quando a criança vai à escola pela primeira vez. Já a escola deve propiciar a estrutura adequada para que esta criança tenha um conforto ao ficar distante dos pais. É nesta etapa que também começa o processo muito importante de vínculo com seus pares, ou seja, com crianças da mesma idade.

Já os adolescentes, que possuem certa independência exigem uma atenção especial dosdefasagem-dos-alunos-em-sala-de-aula pais. A principal desculpa para não ter os pais por perto é a vergonha e os pais devem respeitar o espaço dos adolescentes, no entanto é importante aproximar e conhecer os amigos de seus filhos. É apropriado que colegas frequentem a sua casa e participem das atividades. Desta forma os pais conseguem participar e entender melhor a rotina de seus filhos adolescentes. Para o ambiente escolar é importante estreitar a relação pais/alunos e acompanhar as atividades curriculares, questionando o adolescente sobre as dificuldades na escola e auxiliando na execução das tarefas. Dessa maneira as crianças e adolescentes percebem a preocupação dos pais. O reforço positivo, através de um elogio, por exemplo, é importante para que o adolescente possa se sentir confortável e mantenham um diálogo positivo com os pais.

Já o professor, precisa lidar com vários alunos de diferentes personalidades e comportamentos. Uma das maneiras de ter uma boa relação é manter a afetividade, conversar, entender o que está acontecendo com aquele aluno, para que ele possa ter um desempenho melhor.

Estas são apenas algumas orientações para que haja uma boa relação entre escola, pais e alunos. Situações específicas devem ser acompanhadas por profissionais qualificados e que possam formular a melhor forma de resolver conflitos e dificuldades que podem surgir na interação aluno-pais-escola.
Dr. Diego Cassol Dozza – Neurocirurgião