A cinetose e seu tratamento

A cinetose é uma sensação de enjoo e/ou desconforto provocado pelo movimento, podendo ocorrer em meios de transporte como automóveis, aviões, barcos, navios ou em qualquer outro meio de transporte, principalmente ao ler algo dentro de qualquer veículo em movimento.

Há também pessoas que se sentem mal durante as caminhadas, ao praticar atividade física, brincar com jogos eletrônicos 3D e em cinema 180 ou 360 graus.

 

A cinetose pode ocorrer tanto em crianças como adultos.

O equilíbrio corporal é mantido por meio da integração dos sistemas visual, proprioceptivo e vestibular. Qualquer alteração nesta integração é compreendida pelo corpo como desequilíbrio e/ou tontura.

 

Podemos dividir a cinetose em 2 grandes grupos:

*Quando é provocada pelo deslocamento (elevadores, transportes, brinquedos);

*Ou quando é provocada pelo estímulo visual (supermercados, shopping, computador).

 

Inicialmente, a cinetose pode se manifestar na criança por meio da depressão e do medo. Também as crianças com cinetose tendem a evitar brincadeiras que envolvam movimentos giratórios, principalmente em parque de diversão.

A seguir apresenta-se com palidez, sudorese fria, aumento da salivação, náusea e, caso se mantenha a exposição ao movimento, culmina com náuseas intensas. Estes sintomas podem ser complementados por um conjunto de alterações físicas cardiovasculares, respiratórias e gastrointestinais.

Há uma grande diferença de susceptibilidade individual a este mal dos transportes, sendo que as crianças com menos de 2 anos de idade são aparentemente mais resistentes que as mais velhas, que geralmente são mais sensíveis.

A cinetose apresenta o fenômeno da adaptação e pode diminuir ou desaparecer com a idade. O sistema vestibular é um sistema neurossensorial e possui características de modificar seu comportamento por meio da habituação, que é compreendida pela supressão aprendida a estímulos repetitivos. Outro mecanismo responsável pela compensação vestibular é a compensação central que se define pelo resultado final das mudanças que ocorreram no Sistema Nervoso Central através da plasticidade neuronal.

 

O melhor tratamento para a cinetose é a REABILITAÇÃO VESTIBULAR, e os resultados são animadores.

 

Fontes:

http://arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=319

https://www.eusemfronteiras.com.br/cinetose-entenda-por-que-voce-tem-enjoo-em-transportes/

https://otomed.com.br/sente-tontura-e-enjoo-ao-andar-de-carro-voce-pode-ter-cinetose/

 

Bruna Sperling Morgan – fonoaudióloga