Campanha Nacional de Combate ao AVC no Brasil em 2016

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. Mas sabemos que o atendimento especializado em Unidade de AVC aumenta a chance de boa recuperação em 14%, o tratamento trombolítico aumenta a chances de boa evolução em até 30% e a trombectomia mecânica aumenta as chances de independência em mais de 50%.

Campanha Mundial

Sabemos que o atendimento de urgência especializado do AVC, com tratamento baseado em evidências, aumenta sobremaneira as chances de boa recuperação do indivíduo que sofreu um AVC. Por isso, o tema Mundial da Campanha do AVC 2016 será “AVC tem tratamento: vidas podem ser melhoradas com mais conscientização, acesso e ação”, e será realizada de 22 a 30 de outubro.

Conscientização

Precisamos divulgar que o AVC pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade. O AVC afeta a todos: sobreviventes, família, amigos, locais de trabalho e comunidades.

Acesso

Com a identificação precoce dos sintomas de AVC e o tratamento médico de emergência em Unidade de AVC intensifica consideravelmente a recuperação.

Ação

O AVC afeta a todos nós. Vamos agir, promover a conscientização, mobilizar pessoas, instituições e insistir na melhoria do acesso aos tratamentos do AVC.avc sintomas

Objetivos da campanha Mundial

1. Aumentar a compreensão das soluções que já existem:

A. Aumentar o conhecimento do impacto do AVC no mundo e o fato de que o AVC é tratável

B. Enfatizar a importância de que a evolução neurológica do paciente é melhor se ele tiver acesso
I. aos melhores tratamentos baseados em evidência
II. Reconhecer os sinais de alerta do AVC e rapidamente receber o tratamento salva vidas e
III. diminui as sequelas
IV. Promover o atendimento em Unidades de AVC
V. Enfatizar a importância de implementar os tratamentos do AVC isquêmico, como trombólise
VI. endovenosa e tratamento endovascular (trombectomia)
VII. Reconhecer que a reabilitação é um passo crítico no processo de tratamento
VIII. Enfatizar a importância da prevenção secundária e da mudança do estilo de vida

2. Encorajar a todos a agir para aumentar o conhecimento sobre o AVC e lutar para um melhor acesso aos tratamentos.
Fundamentação da campanha

A Organização Mundial de AVC (WSO) realiza uma campanha anual para intensificar a consciência global sobre a luta contra o AVC. Esta iniciativa está diretamente em linha com a
Proclamação do Dia Mundial do AVC (2006) como segue:

1. Considerando que:

a. o AVC é uma epidemia global que ameaça a vida, a saúde e a qualidade de vida;
b. muito pode ser feito para prevenir e tratar o AVC, e reabilitar aqueles que sofrem de um;
c. consciência pública e profissional é o primeiro passo para a ação.

A proclamação do dia Mundial do AVC visa

1. Aumentar a consciência do público, políticos e profissionais de saúde sobre as causas e sintomas de AVC.

2. Enviar uma mensagem unificada e consistente em todo o mundo, através da coordenação e reforço de campanhas existentes para sustentar um esforço global.

Fonte: http://www.redebrasilavc.org.br/campanha-nacional-de-combate-ao-avc-2016/